Nihil novi

Placa no Castelo de Radom, comemorativa ao aniversário dos 500 anos da adoção lá, em 1505, da Lei do Nihil novi

Nihil novi nisi commune consensu ("Nada de novo sem o consentimento comum") é o título original em latim, do estatuto de 1505 adotado pelo Sejm (Parlamento) polonês, reunido no castelo real em Radom. Nihil novi efetivamente criou a "democracia dos nobres", que veio a ser conhecida como a "Commonwealth polonesa [ou, República] da Nobreza". A Primeira República Polonesa que teria chegado ao fim em 1795 com a Terceira e última partição da República das Duas Nações.

"Nihil novi", neste sentido político, é interpretado no vernáculo como "Nada sobre nós sem nós" (em polonês, "Nic o nas bez nas").

A expressão latina, "nihil novi" ("não há nada de novo"), tinha aparecido anteriormente na expressão da Bíblia Vulgata, "nihil novi sub sole" ("não há nada de novo sob o sol"), em Eclesiastes 1:9.[1]

  1. King James Version: "A coisa que foi feita, é o que deve ser; e o que é feito, é o que deverá ser feito: e não há nenhuma coisa nova debaixo do sol." Nova Versão Internacional: "O que foi, é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer: nada há, pois, novo debaixo do sol."

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search